Você está no portal SINDIMAQ
Quero me associar

Blog

Voltar
A neoindustrialização e seus impactos na indústria


28/06/2023 A neoindustrialização e seus impactos na indústria
Você já ouviu falar em neoindustrialização?

O conceito se refere a um conjunto de estratégias que tem como principal finalidade promover a reestruturação produtiva e tecnológica da economia, visando aumentar a competitividade nacional no cenário global. A ideia principal é disponibilizar um ambiente de negócios adequado à adoção de novas técnicas de gestão, automação e sustentabilidade, apostar na diversificação dos produtos e mercados, bem como na integração com os setores de comércio e serviços.

A neoindustrialização tem sido apontada como o melhor caminho para superar os desafios da globalização e gerar empregos qualificados, por meio de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico e social sustentável do país. Saiba mais neste artigo.

Neoindustrialização

Entendendo a neoindustrialização

Na prática, a neoindustrialização faz parte dos planos do Presidente Lula e do seu vice-presidente, o Ministro Geraldo Alckmin, para a retomada da economia brasileira. Trata-se, na verdade, da reestruturação da indústria brasileira para que ela volte a ser o carro chefe do desenvolvimento econômico nacional e mundialmente competitiva.

Essa iniciativa é necessária porque nos últimos anos o Brasil tem passado por um processo de desindustrialização, com a participação da indústria cada vez menor no PIB (Produto Interno Bruto). Para se ter uma ideia, nas décadas de 70 e 80, o setor respondia por mais de 30% do PIB, mas atualmente essa participação gira em torno de apenas 10%.

Para reindustrializar o país, é preciso anular os fatores estruturais que tiram a competitividade do produto nacional, estabelecer um cenário macroeconômico favorável ao desenvolvimento. Isso abrirá espaço para o investimento, que precisa ser baseado em novas tecnologias e direcionada à sustentabilidade. Passa, portanto, por reduzir o “custo Brasil” promovendo a reforma tributária, reduzindo as taxas de juros e incentivando as exportações por meio de seguro de crédito e financiamentos a custos competitivos. Também é importante que as indústrias se adaptem às novas demandas dos consumidores, às exigências ambientais e sociais.

Pilares fundamentais da neoindustrialização

Inovação

É o pilar que impulsiona a transformação da indústria, por meio do desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que atendam às demandas dos consumidores e do mercado. A inovação está intimamente ligada à indústria 4.0, na medida em que utiliza as novas tecnologias para criar soluções inteligentes, personalizadas e conectadas.

Sustentabilidade

Esse, por sua vez, é o pilar que garante a longevidade da indústria no mercado, por meio do uso racional dos recursos naturais e da minimização dos impactos ambientais e sociais das suas atividades. A sustentabilidade engloba o monitoramento, o controle e a otimização do consumo de energia, de água e de matérias-primas. Além disso, também envolve redução das emissões de gases de efeito estufa e dos resíduos gerados por meio do princípio de redução-reutilização-reciclagem.

Integração

Diz respeito à articulação entre os diferentes setores da economia, como o comércio e os serviços, criando cadeias produtivas mais eficientes e competitivas. A integração utiliza diferentes tecnologias para facilitar a comunicação, a cooperação e a coordenação entre os agentes econômicos envolvidos na produção industrial.

Diversificação

Por fim, mas não menos importante, temos a diversificação, pilar que fortalece a indústria por meio da ampliação da variedade de produtos oferecidos ao mercado interno e externo. A aposta da neoindustrialização é fazer isso de forma planejada, aumentando o valor agregado da produção industrial em setores em que o Brasil possui conhecimento e capacidade de ser produtivo e também naqueles considerados estratégicos para a soberania da nação.


Publicidade

Banner de divulgação do Congresso ABIMAQ


Vantagens da reindustrialização da economia brasileira

A neoindustrialização pode trazer diversas vantagens para o país, como:

  • Aumentar a produtividade e a competitividade da economia brasileira, diversificando as exportações e reduzindo a vulnerabilidade aos preços internacionais.
  • Promover o desenvolvimento tecnológico e científico, incentivando o investimento em pesquisa e inovação nos setores industriais.
  • Fortalecer o agronegócio, criando uma cadeia de suprimentos que reduza a dependência externa de fertilizantes e estimule a exportação de maquinário agrícola.
  • Contribuir para a implementação de uma economia verde, baseada na redução das emissões de gases de efeito estufa e no uso de energias renováveis.

Impactos positivos da neoindustrialização para o Brasil

Diante de tudo o que já foi citado até aqui, ficou claro perceber que a reestruturação da indústria através dessa nova perspectiva pode causar impactos positivos para o país em vários aspectos, a saber:

  • Social: por meio da geração de empregos mais qualificados e com maior renda, melhorando as condições de vida da população e reduzindo as desigualdades sociais.
  • Ambiental: com a adoção de práticas sustentáveis e conscientes, que minimizem os impactos ambientais da produção industrial. Aliás, a neoindustrialização pode inclusive impulsionar a economia circular, que busca aproveitar ao máximo os recursos e evitar o desperdício.
  • Econômico: a reestruturação sustentável da indústria pode impulsionar o desenvolvimento econômico do país, ampliando o mercado interno e externo para os produtos industriais brasileiros. Além disso, pode estimular o desenvolvimento regional, criando polos industriais em diferentes áreas do território nacional.

Principais desafios

Apesar de ser vantajosa, a neoindustrialização também enfrenta alguns desafios. A seguir elencamos os principais:

  • Necessidade de uma reforma tributária que simplifique processos, incentive a inovação e desonere as exportações e os investimentos produtivos;
  • Melhoria da infraestrutura física e digital do país, que atualmente encarece os custos de transporte, logística e comunicação. É preciso investir em obras que melhorem as condições das rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e redes de internet, facilitando o rápido escoamento da produção industrial;
  • Qualificação da mão de obra industrial, por meio da educação. Para que a reindustrialização do país se torne uma realidade, é preciso melhorar a qualidade da educação básica e profissionalizante, além de incentivar a formação superior nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Planejamento estratégico, que envolve a articulação entre governo, setor privado e a sociedade, com a finalidade de obter missões orientadas para a indústria.

Oportunidades para a indústria de máquinas e equipamentos

O processo de reindustrialização exigirá a ampliação, a reconstrução e o desenvolvimento de diversos elos da cadeia produtiva. Dentro desse cenário, a indústria de máquinas e equipamentos é extremamente importante. 

O setor representado pelas empresas que fabricam motores, compressores, bombas, máquinas agrícolas, geradores de energia entre vários outros produtos está na base da estrutura industrial e da infraestrutura do país com tecnologia capaz de aumentar a produtividade e a competitividade de todos os segmentos da economia. 

No contexto da neoindustrialização, o setor de máquinas e equipamentos impulsionará a transformação digital, permitirá ganhos de produtividade, estimulará a pesquisa, a inovação, a geração de serviços sofisticados, promovendo a preservação ambiental. Além disso, contribuirá com a geração de divisas para o país, por meio das exportações. Em  2023, aliás, o setor movimentou mais de US$ 12 bilhões em exportações.

Confira alguns dos novos investimentos que contaram com o apoio do setor de máquinas e equipamentos e que já estão fazendo a sua parte na reindustrialização do Brasil:

Eletra-Tecnologia

A empresa de transporte sustentável Eletra-Tecnologia inaugurou, dia 02 de junho de 2023, uma nova instalação na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. A unidade possui 27.000 m² e tem capacidade para fabricar 1.800 ônibus elétricos por ano.

Participaram da inauguração o Presidente Lula e o Ministro Geraldo Alckmin. Este, por sua vez, destacou que o ônibus elétrico e com produção 100% nacional atende aos critérios do novo plano de reindustrialização da economia brasileira, já que oferece aos cidadãos um transporte público de qualidade e que preserva o meio ambiente.

GWM

Outra empresa que investe na inovação, na descarbonização e em práticas sustentáveis é a GWM, fábrica automotiva. Para a produção de veículos híbridos ou elétricos, a gigante chinesa firmou uma parceria com a WEG, empresa brasileira que fabrica motores elétricos, geradores, transformadores, painéis elétricos e sistemas de automação. O objetivo é reduzir as emissões de gases do efeito estufa e oferecer aos consumidores carregadores para automóveis elétricos.

Gostou deste artigo e deseja manter-se bem-informado sobre as últimas tendências para a indústria? Acompanhe o blog da ABIMAQ e siga-nos também no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.